Foto mostra uma banca de especialista, em frente ao painel "1º Fórum Prioridade Absoluta"

I Fórum Prioridade Absoluta, Criança em Primeiro Lugar

FacebookTwitter

Entre os dias 22 e 24 de abril aconteceu em São Paulo o I Fórum Prioridade Absoluta, Criança em Primeiro Lugar – uma iniciativa do Instituto Alana com apoio do Sesc-SP. O evento reuniu especialistas, atores da sociedade civil e poder público para dar força e efetivação ao art. 227 da Constituição Federal, que coloca as crianças em primeiro lugar nos planos e preocupações da nação.

A noite de abertura, cujo tema foi “Criança em primeiro lugar”, teve como palestrantes o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo Antonio Carlos Malheiros; o pediatra e ex-reitor da Unicamp José Martins Filho e o coordenador-geral do Sistema de Garantia de Direitos Marcelo Nascimento. A mediação foi feita pelo promotor de justiça aposentado Munir Cury e o jurista Dalmo Dallari fez uma participação remota.

O tema do segundo dia foi “Quem é a criança brasileira?”. Participaram da mesa o psicanalista César Ibrahim; o escritor de livros infantis Ilan Brenman; a pesquisadora Irene Rizzini e a educadora Renata Meirelles. Os debatedores traçaram o perfil da criança brasileira sob o ponto de vista psicológico, contemporâneo, histórico e antropológico, respectivamente. O economista Ladislau Dowbor foi o mediador dessa manhã.

Já o terceiro e último dia tratou sobre “As crianças, a mídia e a cidade”, e teve como palestrantes o representante do Conanda Diego Medeiros, o professor de ética Julio Pompeu; o urbanista João Sette Whitaker; Rodrigo Nejm da ONG Safernet e Salomão Ximenes da ONG Ação Educativa. A debatedora foi a especialista em sustentabilidade Rachel Biderman e o filósofo Clóvis de Barros Filho fez uma participação remota.