As sessões presenciais, coletivas e gratuitas Videocamp são encontros para assistir aos filmes e séries de impacto disponibilizados pela plataforma e debater sobre seus temas. É um formato que favorece o assistir coletivo e propicia a construção de um ambiente em que obras audiovisuais podem ser utilizadas como ferramenta de transformação social.
No Videocamp, as sessões presenciais podem ser organizadas por qualquer mobilizadora ou mobilizador de maneira simples e rápida: basta clicar aqui e fazer o seu cadastro. O evento pode acontecer em qualquer lugar do mundo, a qualquer hora e de forma gratuita já que o propósito da iniciativa é democratizar a informação e gerar impacto a partir de conversas sobre assuntos considerados importantes.
Para isso, os mobilizadores têm acesso a uma série de conteúdos, que os ajuda a organizar o debate das sessões presenciais. O material de apoio Videocamp, por exemplo, contém uma série de informações que podem ser ricas aos participantes, como estatísticas e as principais leis brasileiras, além de resoluções e tratados internacionais. O conteúdo ainda traz sugestões de perguntas e dicas de como conduzir uma conversa desse tipo.
Outro material de valor para as sessões presenciais é o Planejamento de atividades, criado por uma equipe de educadores para ser usado em diversas situações, inclusive em escolas e territórios educativos. Pode, inclusive, ser utilizado em contextos de formação de profissionais da educação ou de outras áreas.
Apesar de terem sido interrompidas pelo isolamento social necessário frente à pandemia do Coronavírus, as sessões presenciais são ricas e têm um enorme potencial de transformação social. Durante o período, iniciativas de sessões à distância e mostras online foram criadas, como a seção Assista agora do site. Com o retorno às atividades presenciais, no entanto, o recurso de reunir as pessoas fisicamente, do olho no olho e das conversas presenciais é valioso para o debate social de temas importantes e, assim, proporcionar a mudança social.