O conceito de múltiplas infâncias está relacionado com a ideia de que existem diferentes experiências de infância, que variam de acordo com o contexto em que determinada pessoa está inserida. Espaço geográfico, realidade social, gênero e idade: todos esses fatores proporcionam vivências que devem ser consideradas em sua diversidade.
São características únicas que colaboram para a riqueza presente na cultura da infância. Podem interferir, por exemplo, nos tipos de brincadeiras praticadas, na alimentação e nas referências culturais de cada indivíduo. O capital cultural também está em jogo nessas relações, já que diferentes contextos implicam em diferentes variantes da língua, por exemplo.
A pedagogia deve considerar, na teoria e na prática, essas múltiplas infâncias e suas especificidades. Deve, portanto, aproximar-se daquilo que expõe a singularidade da criança e que a difere do adulto, e não em propostas comerciais e padrões de consumo que coloca os jovens como meros consumidores de cultura. Deve proporcionar que vivenciem a dimensão lúdica e portanto criativa da infância e que, assim, sejam capazes de experimentar e valorizar suas próprias particularidades.
Para isso, é necessário romper com uma lógica ainda presente em diversos espaços educativos, de padronização de comportamentos e atitudes das crianças. As múltiplas infâncias devem ser consideradas em contraposição a uma prática homogênea e autoritária, que separa corpos e mentes e acaba por cercear as capacidades criativas, as iniciativas, as relações e os desejos daqueles seres em formação.
O Portal Lunetas é um exemplo de iniciativa que tem como objetivo abarcar as múltiplas infâncias brasileiras. Criado em 2018, traz diferentes perspectivas e facetas sobre o estar no mundo e ser criança. Como uma luneta, aproxima realidades que parecem estar distantes; permite ver mais e melhor. Aborda questões relacionadas a saúde, cultura, parentalidade e tudo o que diz respeito ao cuidado da criança. Para isso, conta com jornalistas de diferentes regiões do Brasil e traz múltiplos olhares e particularidades culturais do país, permitindo que todas as crianças sejam incluídas e representadas.