Uma associação de moradores ou uma associação de bairro é um grupo formado por representantes de moradores, formalizado juridicamente em cartório, sem fins econômicos e que luta em prol do bem comum. Uma associação pode representar um bairro inteiro, uma parte dele ou até mesmo uma rua. Em geral, seus líderes são eleitos pelos membros da associação, e levam as questões mais urgentes do bairro ao conhecimento do setor público.
Esse tipo de organização tem como função buscar, perante os órgãos públicos ou na própria comunidade, melhorias para todos os envolvidos no bairro ou na região. A associação de moradores atua para a resolução de problemas estruturais daquele território, como iluminação pública, criação e manutenção de áreas de lazer, coleta de lixo e saneamento básico. Essas soluções são fundamentais para a qualidade de vida de toda a população que vive no entorno, inclusive as crianças.
Além de melhorar a estrutura do bairro, essas ações promovem a socialização entre os moradores, o que contribui para a construção de um sentimento de comunidade entre os envolvidos. Como nos lembra o famoso ditado africano, “É preciso uma aldeia para criar uma criança”, e uma comunidade forte a unida pode colaborar muito nesse processo.
É assim que a associação de moradores cria uma rede de apoio que, mesmo em situações de vulnerabilidade, pode auxiliar as crianças do entorno a ter acesso às necessidades básicas para seu crescimento saudável, como segurança alimentar, abrigo, educação e espaços verdes de lazer para o livre brincar.
Um exemplo de um projeto nesse sentido é o Espaço Alana, que atua há mais de 20 anos no Jardim Pantanal, localizado no extremo leste de São Paulo. A partir de atividades socioeducativas, atua em parceria com a associação de moradores para fomentar o desenvolvimento local. Entre seus projetos, estão a Banda Alana, a Biblioteca Espaço Alana e a Brinquedoteca.