Assista Agora (Videocamp)

Assista agora” é uma seção da plataforma de filmes Videocamp. Sua função é atender os usuários do site no momento de isolamento social que ocorre devido à pandemia de Covid-19. A aba disponibiliza para eles uma série de filmes que podem ser vistos a qualquer momento, sem a necessidade de cadastro no site ou de agendamento de uma sessão.

Em seu funcionamento normal, sem ser pela seção “Assista agora”, o Videocamp funciona como uma plataforma que reúne filmes de impacto social. Eles podem ser disponibilizados para qualquer pessoa, em qualquer lugar e de forma gratuita. Seu objetivo é democratizar o acesso à cultura e à informação, com a oferta de produtos audiovisuais que abordem temas de relevância social.

O Videocamp ainda oferece um material de apoio para debates posteriores à exibição das obras. A discussão dos temas trazidos são verdadeiras fontes de transformação social a partir de filmes e séries, já que permite aos espectadores refletir sobre aquilo a que assistiram e articular problemas que também podem estar presentes em sua comunidade.

Essa exibição, no entanto, devia ser feita em formato presencial para pelo menos cinco pessoas, o que foi impossibilitado com a pandemia de Covid-19. A criação da seção “Assista agora” colabora, nesse sentido, para que esses conteúdos continuem a ser assistidos, mesmo que de forma individual e à distância. É uma forma de continuar com os debates, mesmo que aconteçam de modo virtual, e de que as ideias permaneçam circulando, principalmente em momentos de dificuldade como este.
É muito simples acessar os filmes disponíveis. Basta navegar pela aba e clicar na obra desejada. Mais de 20 produtoras participam da iniciativa “Assista agora”, que junta dezenas de produtos audiovisuais de acesso livre. Quem quiser se tornar um mobilizador Videocamp e ter acesso a ao material de apoio pode ainda se cadastrar no site e ajudar a promover essa mudança.