Our Blog

Foto de uma menina negra correndo com um aviãozinho de madeira em uma das mãos, em referência ao lançamento do material de apoio sobre educação antirracista.

Assegurar o direito √† educa√ß√£o tamb√©m passa pelo compromisso em reconhecer, promover e valorizar os povos e culturas africanas e afro-brasileiras. Contudo, apesar de leis como a de n¬ļ 10.639, de 2003, que inclui a obrigatoriedade do ensino de hist√≥ria e cultura africanas e afro-brasileiras no curr√≠culo das redes de ensino, percebe-se que muitas escolas ainda est√£o inseridas em uma estrutura que se construiu no ideal de superioridade racial branca, heran√ßa colonial originada no processo de escraviza√ß√£o. Assim reproduzem desigualdades √©tnico-raciais e acabam promovendo o desequil√≠brio educacional.

Estudantes negros permanecem, em média, 8,6 anos na escola, enquanto brancos ficam 10,4 anos, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). Ao final do ensino médio, 46% dos estudantes negros não aprenderam o mínimo esperado de matemática para essa etapa, segundo dados do do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Entre os brancos, o percentual é de 35,8%.

Diante desse cen√°rio, efetivar marcos legais como o 10.639/03 deve ser um compromisso pol√≠tico, pedag√≥gico e √©tico de todos. Para contribuir com esse tema, o Instituto Alana lan√ßa o material de apoio Recriar a escola sob a perspectiva das rela√ß√Ķes √©tnico-raciais. O prop√≥sito √© fornecer subs√≠dios para a forma√ß√£o de educadores, a partir de reflex√Ķes e experi√™ncias em escolas de educa√ß√£o b√°sica de diferentes n√≠veis de ensino, em diversas regi√Ķes do Brasil.

Para baixar a pesquisa na íntegra, preencha os dados abaixo e receba o link no seu e-mail:


Em julho de 2021, o Instituto Alana promoveu a jornada formativa No Ch√£o da Escola sobre o tema educa√ß√£o antirracista. Dos debates e aprendizados desse percurso, surgiu o compromisso em aprofundar a educa√ß√£o para as rela√ß√Ķes √©tnico-raciais por meio de um material de apoio que trouxesse reflex√Ķes e pr√°ticas pedag√≥gicas voltadas √† promo√ß√£o da educa√ß√£o para rela√ß√Ķes √©tnico-raciais e antirracista nas escolas.¬†

A publica√ß√£o, constru√≠da em parceria com o Porvir e com a colabora√ß√£o das consultoras Cl√©lia Rosa e Luciana Alves, √© dividida em cinco cap√≠tulos, reunindo desde profissionais de refer√™ncia e especialistas da educa√ß√£o para as rela√ß√Ķes √©tnico-raciais a educadores que desenvolvem experi√™ncias pedag√≥gicas exitosas e inspiradoras.¬†

O material tamb√©m oferece duas ferramentas de avalia√ß√£o. A primeira busca examinar como cada escola atua em cinco dimens√Ķes de um curr√≠culo antirracista, apresentando metas, dentro de cada dimens√£o, para a implementa√ß√£o de uma educa√ß√£o para as rela√ß√Ķes √©tnico-raciais. A segunda √© voltada para educadores refletirem sobre sua atua√ß√£o no cotidiano escolar para a promo√ß√£o de uma atitude antirracista. O conte√ļdo ainda traz sugest√Ķes de materiais adicionais sobre o tema para a amplia√ß√£o do repert√≥rio da comunidade escolar.

O que você irá encontrar no material de apoio: 

  • – Experi√™ncias antirracistas em escolas de diversas regi√Ķes do Brasil
  • – Checklist antirracista para ajudar na escolha de materiais para a escola
  • – Ferramenta com caminhos para recriar a escola¬†
  • – Question√°rio: voc√™ √© um educador antirracista?
  • – Lista de 14 filmes para abordar a quest√£o racial na escola
  • – Sele√ß√£o de 31 livros sobre rela√ß√Ķes raciais para crian√ßas e adolescentes
  • – 5 planos de aula para apoiar educadores a tratarem sobre racismo em sala de aula
  • – Estudantes mostram na pr√°tica como falar sobre rela√ß√Ķes raciais na escola

Confira os destaques da jornada formativa No Chão da Escola sobre o tema educação antirracista:

Comments ( 1 )

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

X