Our Blog

Foto em preto e branco mostra mĂŁo aberta em sinal de "pare a violĂȘncia"

Saiba mais sobre o grupo que reĂșne mais de 40 redes, fĂłruns e organizaçÔes, inclusive o Instituto Alana para potencializar a eliminação da violĂȘncia contra as infĂąncias e adolescĂȘncias

 

Crianças e adolescentes são prioridade absoluta do nosso país e garantir que não sofram violaçÔes de direitos de nenhum tipo, é uma responsabilidade compartilhada por todos nós, famílias, Estado e, inclusive, sociedade civil, que desempenha um importante papel nessa missão.

Sabendo disso, e com o propĂłsito de potencializar açÔes pela prevenção e enfrentamento das violĂȘncias contra crianças e adolescentes no Brasil, foi criada a CoalizĂŁo Brasileira Pelo Fim da ViolĂȘncia Contra Crianças e Adolescentes, que reĂșne mais de 40 redes, fĂłruns e organizaçÔes, inclusive o Instituto Alana. 

O grupo nasceu no final de 2017, quando passou a articular a adesĂŁo do governo brasileiro Ă  Parceria Global pelo Fim da ViolĂȘncia contra Crianças e Adolescentes. Lançada em 2016, a Parceria reĂșne as NaçÔes Unidas, governos, organizaçÔes e as prĂłprias crianças e adolescentes pela promoção de açÔes direcionadas ao alcance do Objetivos de Desenvolvimento SustentĂĄveis (ODS) 16.2, que prevĂȘ a eliminação de todas as formas de violĂȘncia contra crianças e adolescentes.

Dentre as açÔes da CoalizĂŁo podemos destacar que, em setembro de 2020, o grupo lançou nota alertando para a urgĂȘncia de que o enfrentamento da violĂȘncia sexual contra crianças e adolescentes seja priorizado, inclusive do ponto de vista orçamentĂĄrio. As organizaçÔes tambĂ©m apontaram que, para a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes, Ă© necessĂĄrio a formulação e implementação de polĂ­ticas pĂșblicas integradas e multissetoriais  por parte de todos os nĂ­veis de governo, o que requer destinação prioritĂĄria de recursos.

Em fevereiro de 2021, para oferecer a gestores, professores e funcionĂĄrios das redes pĂșblica e particular de ensino recomendaçÔes para a reabertura das escolas, com ĂȘnfase na necessidade de que estejam preparadas para acolher crianças e adolescentes vĂ­timas de violĂȘncia e vulnerabilidades exacerbadas durante o perĂ­odo de isolamento social, a  CoalizĂŁo produziu o guia Preparando escolas para a volta Ă s aulas: um olhar para as crianças e os adolescentes vĂ­timas de violĂȘncia. Ainda, no segundo semestre de 2021, a CoalizĂŁo pretende realizar um evento sobre o tema, voltado para profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, especialmente aqueles ligados Ă  comunidade escolar. 

Atualmente, o grupo defende  a construção de um Plano Nacional de Ação que concretize a adesĂŁo Ă  iniciativa e o compromisso pĂșblico nacional e internacional do Estado brasileiro na Parceria Global pelo Fim da ViolĂȘncia contra Crianças e Adolescentes. Ainda, presta apoio Ă  ComissĂŁo TĂ©cnica da Parceria Global do MunicĂ­pio de SĂŁo Paulo para desenvolver e implementar açÔes para enfrentar as violĂȘncias contra crianças e adolescentes na cidade. 

Acompanhe as açÔes da CoalizĂŁo Brasileira Pelo Fim da ViolĂȘncia pelas redes sociais:

Comments ( 0 )

    Leave A Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    X