Foto em preto e branco mostra mão aberta em sinal de "pare a violência". Coalizão pelo fim da violência.

Coalizão pelo fim da violência contra crianças e adolescentes

FacebookTwitter

Saiba mais sobre o grupo que reúne mais de 40 redes, fóruns e organizações, inclusive o Instituto Alana na coalizão pelo fim da violência contra crianças e adolescentes.

Crianças e adolescentes são prioridade absoluta do nosso país. E garantir que não sofram violações de direitos de nenhum tipo, é uma responsabilidade compartilhada. Seja por todos nós, famílias, Estado e, inclusive, a sociedade civil, que desempenha um importante papel nessa missão.

Sabendo disso, e com o propósito de potencializar ações pela prevenção e enfrentamento das violências contra crianças e adolescentes no Brasil, foi criada a Coalizão Brasileira Pelo Fim da Violência Contra Crianças e Adolescentes, que reúne mais de 40 redes, fóruns e organizações, inclusive o Instituto Alana

A Coalizão

O grupo nasceu no final de 2017, quando passou a articular a adesão do governo brasileiro à Parceria Global pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes. Lançada em 2016, a Parceria reúne as Nações Unidas, governos, organizações e as próprias crianças e adolescentes. Tem como objetivo a promoção de ações direcionadas ao alcance do Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis 16.2. Essa ODS que prevê a eliminação de todas as formas de violência contra crianças e adolescentes.

Dentre as ações da Coalizão podemos destacar que, em setembro de 2020, o grupo lançou nota alertando para a urgência de que o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes seja priorizado, inclusive do ponto de vista orçamentário. Ainda apontaram a necessidade da implementação de políticas públicas integradas e multissetoriais por parte de todos os níveis de governo. A efetivação dos direitos de crianças e adolescentes requer destinação prioritária de recursos.

Preparando escolas para a volta às aulas

Em fevereiro de 2021, para oferecer a gestores, professores e funcionários das redes pública e particular de ensino recomendações para a reabertura das escolas, com ênfase na necessidade de que estejam preparadas para acolher crianças e adolescentes vítimas de violência e vulnerabilidades exacerbadas durante o período de isolamento social, a  Coalizão produziu o guia Preparando escolas para a volta às aulas: um olhar para as crianças e os adolescentes vítimas de violência. Ainda, no segundo semestre de 2021, a Coalizão pretende realizar um evento sobre o tema. Que será voltado para profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, especialmente aqueles ligados à comunidade escolar. 

Atualmente, o grupo defende a construção de um Plano Nacional de Ação. O compromisso público nacional e internacional do Estado brasileiro na Parceria Global pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes. O grupo ainda presta apoio à Comissão Técnica da Parceria Global do Município de São Paulo. Isso, com o objetivo de implementar ações para enfrentar as violências contra crianças e adolescentes na cidade. 

Acompanhe as ações da Coalizão Brasileira Pelo Fim da Violência pelas redes sociais: