Duas crianças brincam de corrida em uma rua.

As escolas precisam refletir a vivacidade da criança

FacebookXLinkedInWhatsAppEmail

Educadores são profissionais que sempre buscam qualificar suas práticas. Fazem isso por meio de cursos, de leituras e de trocas de experiências. Com a expansão da internet é possível ver inúmeras redes de compartilhamento de materiais didáticos disponíveis para Educação Infantil, e estes estão entre os itens educativos mais procurados no Google Brasil, segundo a empresa.

Pensando nisso, a Associação Nova Escola, com o apoio do Alana, da Fundação Lemann e o Google.org vão viabilizar a elaboração de planejamentos para Educação Infantil alinhados à nova Base Nacional Curricular Comum. A iniciativa seleciona professores de escolas públicas e privadas de todo o Brasil para a construção de 500 novos planejamentos que estarão disponíveis online de maneira gratuita a partir de fevereiro de 2019.

Segundo Raquel Franzim, assessora pedagógica da equipe de Educação e Cultura da Infância do Alana, os planejamentos serão elaborados para serem “pulsantes e inspiradores, assim como as crianças. A ideia dos materiais é quebrar o modelo de planejamento passo-a-passo e trazer um estilo mais investigativo, vivo e reflexivo, partindo daquilo que a criança já faz e é capaz”.

A iniciativa procura valorizar também o conhecimento do professor e possibilitar a troca entre educadores. Para o desenvolvimento dos materiais, o projeto vai selecionar 33 professores que farão parte de três etapas de trabalho: formação à distância (EAD), formação presencial e processo de construção dos planejamentos, com a participação de mentores e especialistas.

O grande desafio nessa produção será desenvolver materiais que auxiliem na formação e desenvolvimento integral de crianças respeitando e valorizando suas diferenças, estimulando as múltiplas linguagens e as culturas infantis nos espaços escolares.

As inscrições para os professores que desejam participar da iniciativa vão até 14 de maio, saiba mais aqui.

Foto: Unsplash