Sustentabilidade

Sustentabilidade é, em seu sentido literal, a capacidade de sustentação de um sistema. O termo é comumente utilizado para se referir à causa ambiental e está relacionado à conservação da natureza para que os ecossistemas presentes hoje no planeta ainda existam e estejam disponíveis para as próximas gerações.

Uma filosofia que prevê a sustentabilidade é a do bem-viver. Criada e desenvolvida por uma série de povos indígenas da América Latina, ela defende formas de organização social que valorizem os princípios da reciprocidade entre as pessoas, da amizade fraterna e da convivência com outros seres da natureza, ou seja, viver de modo que não seja à custa desses seres. Esse modo de vida acaba por refletir em esferas como padrões de consumo, transporte, alimentação e trabalho. Nesse modo de vida, o sistema econômico tem a sua centralidade na lógica do social e do sustentável, e não do lucro.

Mentalidades como essa da sustentabilidade, que prevêem a justiça socioambiental e climática, são essenciais para as crianças. Primeiramente, porque serão elas as responsáveis pela manutenção desses ecossistemas a longo prazo, e seres humanos envolvidos com ambientes naturais estão mais atentos à sua importância para a vida em diversos âmbitos. Assim, valorizam esses espaços e entendem a sua importância.

Além disso, as crianças se beneficiam muito de espaços naturais, e a sustentabilidade é fundamental para que elas tenham acesso a eles. Um ambiente ecologicamente equilibrado é central para a saúde física e emocional de uma criança. O brincar livre proporcionado por esses territórios estimula a autonomia e a criatividade, assim como proporciona melhoras na imunidade, na memória, no sono, na capacidade de aprendizado, na sociabilidade e nas capacidades físicas infantis. 

Por isso, o Instituto Alana criou a iniciativa Criança e Natureza, que visa defender o direito infantil ao contato com o meio ambiente. Além de conteúdos valiosos e conversas com especialistas, o programa inclui eventos e ações que estimulam esse contato. É o caso, por exemplo, do GPS da natureza, uma ferramenta que informa as áreas verdes presentes no entorno.