A vulnerabilidade social está relacionada à situação socioeconômica da população, que leva em conta questões como renda, escolaridade, saúde, condições de inserção no mercado de trabalho, acesso aos serviços prestados pelo Estado e oportunidades de mobilidade social. Esses fatores indicam as condições de vida de quem sofre com a falta de recursos e estruturas para seu desenvolvimento enquanto cidadão.
Crianças e adolescentes já são considerados como seres em situação de vulnerabilidade social, já que têm necessidades específicas para o seu desenvolvimento saudável. Por isso, a Constituição Federal de 1988 determina que seus direitos devem ser considerados como “prioridade absoluta”, acima de quaisquer interesses econômicos.
Alguns fatores, no entanto, determinam diferentes graus de vulnerabilidade, como os citados acima. Uma criança em situação de pobreza, por exemplo, está mais vulnerável que aquela com todas as necessidades de vida supridas, como moradia, alimentação, saúde e educação.
Nesse sentido, o governo tem alguns mecanismos para acolher as crianças, como programas de proteção social. Alguns métodos alternativos, no entanto, têm sido implementados, como a prestação de serviços de continuidade de aprendizagem e o estímulo infantil. Ações focadas na área da educação podem indicar caminhos para reduzir as desigualdades e, assim, atenuar a vulnerabilidade enfrentada por essas crianças.
Esse apoio também pode ser dado a partir de políticas públicas que não sejam voltadas apenas às crianças, mas à população em geral. O fortalecimento dos direitos das crianças a partir do fortalecimento da parentalidade significa criar uma rede de proteção que estruture um ambiente favorável ao desenvolvimento dos mais jovens.
O Instituto Alana tem alguns projetos que seguem essa linha, como o Espaço Alana. A iniciativa propicia atividades socioeducativas e de voluntariado há mais de 20 anos no Jardim Pantanal, comunidade em situação de vulnerabilidade social do extremo leste de São Paulo e tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento local e a formação de lideranças comunitárias, com atividades de lazer, cultura e fortalecimento comunitário.