O Desafio Criativos da Escola é uma premiação que reconhece, celebra e dá visibilidade às iniciativas de transformação da realidade protagonizadas por crianças e adolescentes de todo o Brasil, que estão transformando as escolas, os estudantes e suas comunidades.
A premiação é uma iniciativa do programa Criativos da Escola, do Instituto Alana, que encoraja os estudantes a mudarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. O protagonismo, a empatia, a criatividade e o trabalho em equipe são os pilares centrais deste programa que busca envolver e estimular educandos e educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades.
Podem participar do Desafio Criativos da Escola estudantes com até 21 anos dos Ensinos Fundamental I, Fundamental II e Médio, de escolas públicas ou privadas, ONGs, coletivos, movimentos sociais, associações comunitárias, entre outras organizações de todos os municípios do Brasil.
Os grupos devem ser integrados por pelo menos três estudantes e é obrigatória a presença de pelo menos um(a) orientador – com mais de 21 anos – em cada projeto inscrito para acompanhar o desenvolvimento das atividades – educadores e educadoras são aliados(as) fundamentais em prol do protagonismo de crianças e adolescentes.
Dentre as edições, em 2017, os projetos premiados pelo Desafio Criativos da Escola se reuniram na cidade do Rio de Janeiro para criar um videoclipe e um jogo cooperativo em apenas três dias de atividades. E, em 2019, as equipes selecionadas foram para a Conferência de Crianças e Jovens “Eu Posso”, que aconteceu no Vaticano, na Itália. O evento reuniu estudantes de mais de 40 países para trocar experiências de vida e mostrar como cada um deles vem modificando suas realidades e, assim, transformando o mundo em um espaço melhor.Saiba mais sobre o Desafio Criativos da Escola, as edições passadas e os projetos selecionados aqui.