Consumismo infantil

O consumismo é uma ideologia, um hábito mental, baseado em um comportamento de consumo em excesso de produtos e serviços. Na sociedade atual, todos somos influenciados a consumir mais do que realmente precisamos e, as crianças, que vivenciam uma fase de peculiar desenvolvimento, infelizmente, não ficam fora dessa lógica.

Na infância, o incentivo ao consumismo é uma das muitas consequências negativas da prática de publicidade infantil na televisão e na internet, e prejudica as crianças, as famílias e também o planeta. Dentre as graves formas como as crianças são afetadas, relacionadas aos excessos do consumismo estão: obesidade infantil, erotização precoce, consumo precoce de tabaco e álcool, estresse familiar, banalização da agressividade e violência.

As crianças são consideradas alvos importantes porque influenciam 80% das decisões de compra de uma família, como carros, roupas, alimentos e eletrodomésticos – para o mercado, antes de tudo, a criança é um consumidor em formação. Mas também porque impactadas desde muito jovens tendem a ser mais fiéis a marcas e ao próprio hábito consumista que lhes é praticamente imposto.

Outros fatores que influenciam as crianças brasileiras nas práticas de consumo, de acordo com dados divulgados pelo TNS, em setembro de 2007, é que elas se sentem mais atraídas por produtos e serviços que sejam associados a personagens famosos, brindes, jogos e embalagens chamativas. E, em relação à alimentação, a publicidade é um fator que estimula a disseminação da maior epidemia infantil da história: a obesidade.

Considerando, também, que as crianças são absoluta prioridade do país e que todos somos responsáveis por garantir seu melhor interesse, o consumismo infantil é uma questão urgente que não deve ser tratada apenas como um problema a ser resolvido por meio da educação escolar e doméstica. Para que as presentes e futuras gerações possam se desenvolver em ambientes livres de consumismo e para que todos tenhamos um meio ambiente ecologicamente equilibrado, é necessário um esforço em conjunto de famílias, Estado e sociedade – incluindo as empresas.