1.1
COP 28: Ecoando as vozes das crianças e dos adolescentes por ação contra a emergência climática
Articulação internacional colocou as crianças no centro dos debates nas COPs de clima e deu frutos, com o reconhecimento dos impactos em sua saúde e bem-estar
As vozes de crianças de 12 países espalhadas pelos cinco continentes estiveram no centro da conferência sobre clima da ONU. A série de filmes “O que Importa” (“The Important Stuff”, em inglês), foi exibida em 21 eventos, incluindo reuniões ministeriais, plenárias e no Dome da COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, sensibilizando autoridades e tomadores de decisão para que considerassem as crianças e adolescentes nos debates sobre o combate à crise climática.
Captar as percepções e experiências das crianças sobre a crise do clima – com relatos contundentes sobre enchentes, incêndios florestais, privação de casa e alimento – e mostrá-las ao mundo foi o objetivo do Alana e do Unicef, juntamente com a Fundação Bernard van Leer e Fbiz.
A iniciativa deu concretude ao clamor pelas infâncias, cada vez mais impactadas pelas mudanças climáticas: mais de 1 bilhão de crianças e adolescentes vivem em condições de risco climático extremo, e apenas uma fatia muito pequena (2,4%) dos fundos multilaterais apoiam programas voltados a essa população.
A COP 28 terminou com o reconhecimento, no seu documento final, dos impactos da crise do clima na saúde e no bem-estar das infâncias. Foi um trabalho que começou meses antes da conferência, quando o Alana incidiu na reunião preparatória para a COP 28, em Bonn, Alemanha, levando para debate um Plano de Ação para as Crianças. Também trouxemos de Dubai o apoio do governo brasileiro e de diversas autoridades para que a COP 30, a ser realizada em Belém, em 2025, seja efetivamente uma COP das Crianças.