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Atuando por uma educação antirracista
Pesquisa mapeou a implementação da Lei 10.639/03, que trata do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, apontando desafios e oportunidades
Em abril de 2023 divulgamos os resultados da pesquisa “Lei 10.639/03: a atuação das Secretarias Municipais de Educação no ensino de história e cultura africana e afro-brasileira“, uma realização de Geledés Instituto da Mulher Negra e Instituto Alana. Mapeamos o status da implementação da Lei nº 10.639/03, que trata sobre o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas. Mesmo após duas décadas da sua sanção, a aplicação efetiva da lei ainda enfrenta muitos desafios
O estudo alcançou 21% de todos os municípios brasileiros, um total de 1.187 secretarias de educação, e mostrou que 7 em cada 10 não cumprem a lei.
A pesquisa foi construída ao longo de 2022, com o apoio institucional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), parceria estratégica da Imaginable Futures e elaboração do Plano CDE.
O lançamento do estudo foi realizado em um evento em Brasília, que contou com representantes dos Ministérios da Educação e da Igualdade Racial, do movimento negro e de outras organizações da sociedade civil.
Esta iniciativa teve desdobramentos como a audiência pública no Senado Federal, em julho, sobre os 20 anos da lei, da qual participamos com as representantes Beatriz Benedito, do Alana, e Tânia Portella, de Geledés, apresentando a pesquisa para o poder público e mostrando, por meio do estudo, onde estão os principais desafios e oportunidades para a construção de políticas públicas assertivas para a promoção de uma educação equitativa do ponto de vista étnico-racial. Assim, o Instituto Alana busca fortalecer a efetivação da lei na gestão educacional municipal, contribuindo para a redução das desigualdades na educação e para a promoção de avanços na agenda da educação antirracista.