Our Blog

Perfil de um homem dando uma palestra. Ao fundo pessoas o assistem.

Curta-metragem ‚ÄúOutro Olhar‚ÄĚ, produzido pela Maria Farinha Filmes¬†e Instituto Rodrigo Mendes,¬†mostra a hist√≥ria da estudante ga√ļcha Renata Basso, que tem s√≠ndrome de Down e acabou de concluir o ensino m√©dio

O estudo de caso, composto pelo filme e por um material de apoio que contextualiza e sistematiza a experi√™ncia, foi lan√ßado pelo Instituto Alana e pelo Instituto Rodrigo Mendes em 7 de agosto, durante um evento que contou a presen√ßa de dirigentes da rede de ensino, professores, gestores e representantes de ONGs que trabalham com o tema. O evento tamb√©m contou com um debate com a especialista em educa√ß√£o Maria de Salete Silva, o presidente do Instituto Rodrigo Mendes, Rodrigo Mendes, e a presidente da Federa√ß√£o Brasileira das Associa√ß√Ķes de S√≠ndrome de Down, Gecy Klauck.

Segundo Rodrigo Mendes, √© preciso lembrar que a educa√ß√£o √© um direito fundamental e, portanto, deve ser garantida a todos, sem exce√ß√£o. Por outro lado, a educa√ß√£o inclusiva descontr√≥i o modelo que h√° hoje e prop√Ķe que o respeito √† forma √ļnica e singular de cada indiv√≠duo construir o conhecimento precisa encontrar espa√ßo. ‚ÄúQuando se tem algu√©m com defici√™ncia na escola, os educadores s√£o obrigados a mudar. N√£o h√° como adiar‚ÄĚ, diz Rodrigo. ‚ÄúA educa√ß√£o contempor√Ęnea deveria valorizar as diferen√ßas, contribuindo para a forma√ß√£o de indiv√≠duos adaptados ao mundo de hoje, mas nem sempre √© o que acontece. Por isso, esse exemplo da estudante ga√ļcha √© t√£o significativo‚ÄĚ, completa.

J√° para Maria de Salete Silva, √© preciso enfrentar as mudan√ßas necess√°rias para sair da obsolesc√™ncia em que o ensino m√©dio se encontra ‚Äėsem parar o carro‚Äô. ‚ÄúN√£o d√° para interromper tudo e recome√ßar l√° na frente. A experi√™ncia com Renata √© mais forte que qualquer tese de doutorado. N√£o tenho d√ļvidas de que a abertura para a inclus√£o √© que vai acelerar esse processo de mudan√ßa‚ÄĚ, concluiu.

O material est√° dispon√≠vel na plataforma Diversa, que tem como p√ļblicos-alvo educadores, diretores de escola, gestores p√ļblicos e outros profissionais que se sentem desafiados a incluir estudantes com defici√™ncia na escola regular. O objetivo do Diversa √© dar visibilidade a pr√°ticas consistentes de educa√ß√£o inclusiva, como no caso de Renata em Santa Maria (RS) e transform√°-las em fonte de refer√™ncia.

O curta √© uma produ√ß√£o da Maria Farinha Filmes e do Instituto Rodrigo Mendes, com dire√ß√£o de Renata Sette, e patroc√≠nio do Ita√ļ BBA e do Instituto Alana, al√©m do apoio do Instituto Unibanco, Minist√©rio da Educa√ß√£o e Federa√ß√£o Brasileira das Associa√ß√Ķes de S√≠ndrome de Down. A a√ß√£o faz parte do projeto Outro Olhar, do Instituto Alana.

Comments ( 0 )

    Leave A Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    X