ALANA

O Alana é uma organização de impacto socioambiental que promove o direito e o desenvolvimento integral da criança e fomenta novas formas de bem viver. Atuamos para avançar em direção à construção de uma agenda comum por um mundo mais justo, inclusivo, igualitário e plural, que privilegia o interesse público em prol dos direitos humanos, da democracia, da justiça social e da sustentabilidade socioambiental. O que nos norteia são os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, uma agenda global que pode ser encontrada de maneira detalhada aqui.

Entendemos as crianças como sujeitos de direitos. Criadoras e protagonistas de formas singulares de ser, estar, pensar, sentir e participar do mundo – a isso chamamos “cultura das infâncias”. As crianças estão em um processo único de desenvolvimento físico, emocional, cognitivo, social e simbólico e, portanto, precisam de um olhar atento das famílias, do Estado, da sociedade e de todas as comunidades. O Alana amplia sua atuação também para os adolescentes, seguindo a Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU – da qual o Brasil é signatário – e estabelece a proteção das pessoas até 18 anos de idade.

MISSÃO: descortinar questões sensíveis à criança e iluminar valores humanistas, conectados com a dimensão socioambiental, reconhecendo a potência de cada pessoa e das ações coletivas, co-criando e disseminando conteúdos capazes de construir imagens que inspirem um futuro melhor para todos.

VALORES: a interdependência, a beleza, o entusiasmo, a inovação e a profundidade.

Presidente: Ana Lucia de Mattos Barretto Villela
Vice-Presidente: Alfredo Egydio Arruda Villela Filho e Marcos Nisti
CEO: Marcos Nisti

Diretora Administrativo-Financeira: Lilian Okada
Diretora de Advocacy e Direitos da Criança: Isabella Henriques
Diretora de Comunicação e Educação: Carolina Pasquali

Conselho Consultivo

A principal tarefa do Conselho Consultivo é opinar sobre a missão, visão e diretrizes do Alana, propondo novas ações para a equipe. Com isso, o Conselho auxilia a organização a seguir uma linha mestra para suas atividades de acordo com o disposto em seu Estatuto Social (versão em inglês). Integram este grupo:

Carlos Alberto Libânio Christo (Frei Betto)
Claudia Leme Ferreira Davis
Jordana Berg
Maria Lúcia Zoega de Souza
Paulo Velasco

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal tem como atribuições acompanhar, examinar e fiscalizar as operações financeiras e patrimoniais do Alana. São conselheiros fiscais:

Eduardo Marchetti Rios
Henri Penchas
Richard Lyon Thorp Bilton

Relatórios anuais – 2012 (inglês) | 2013 | 2014 (inglês) | 2015 | 2016

Pareceres da Auditoria – 2012 | 2013

Para alcançar seus objetivos, o Alana está organizado em três braços: o Instituto Alana, o AlanaLab e o Alana Foundation, que trabalham juntos para potencializar suas ações.

Instituto Alana | AlanaLab | Alana Foundation

Instituto Alana nasce de um trabalho comunitário realizado no Jardim Pantanal, extremo da Zona Leste de São Paulo. Em 1994 foi criado um centro para formação e promoção de encontros entre lideranças locais, com uma creche – que depois viria a ser conveniada da Prefeitura de São Paulo – e com atividades de contraturno para crianças mais velhas. Esse trabalho culminou na criação oficial do Instituto Alana, em 2002.

O Instituto – uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos – tem como missão de “honrar a criança”. De 2002 a 2005, focou-se no Jardim Pantanal, contando com atendimentos para toda a comunidade. Em 2006, lança o Criança e Consumo, o primeiro de uma série de programas criados nos anos seguintes, que vieram para corroborar tanto a missão do Instituto quanto sua visão: a de que as crianças são prioridade absoluta e que seu desenvolvimento integral deve ser garantido. As atividades do Instituto são financiadas desde 2013 por um fundo patrimonial. Para conhecer todos os programas do Instituto Alana clique aqui.

Diretoras-executivas: Carolina Pasquali e Isabella Henriques
Diretora de Educação e Cultura da Infância: Erika Pisaneschi
Diretora Alana Rio: Lais Fleury
Diretor Tesoureiro: Daniel Costa

Instituto Alana | AlanaLab | Alana Foundation

AlanaLab é o núcleo de negócios do Alana, que busca transformação social por meio do investimento em empresas e iniciativas de comunicação de impacto. Criado em 2014, participa na gestão das empresas da organização, das quais também é sócio. Atualmente, essas empresas são a produtora Maria Farinha Filmes, a distribuidora de impacto Flow e a produtora de realidade estendida Junglebee.

O AlanaLab atua também como acelerador de projetos vindos do Instituto ou da Foundation, e é responsável pela carteira de investimentos de impacto do Alana. Os dividendos recebidos pelo AlanaLab são destinados ao fundo patrimonial que financia os trabalhos do Instituto.

Sócios: Ana Lucia Villela, Marcos Nisti e Instituto Alana
CEO: Flávia Doria

Instituto Alana | AlanaLab | Alana Foundation

Alana Foundation é um braço filantrópico da instituição, sediado nos Estados Unidos e criado em 2012. Investe em pesquisas nas áreas de saúde, educação inclusiva e meio ambiente. Também fomenta movimentos globais como o Believe.Earth e o Children and Nature e identifica oportunidades de parcerias e co-investimento para o Alana.

Diretor-executivo: Marcelo Furtado