Bandeirolas esq Bandeirolas dir

Multiplicidade

Acreditamos e apostamos na
multiplicidade de vozes e olhares.

Plantas ban esq Plantas ban dr

Em 2017, nossas ações, publicações, filmes e eventos refletiram essa busca em ampliar diálogos.

Se procuramos, como organização, o impacto por meio da promoção dos direitos e do desenvolvimento integral das crianças, entendemos que expandir e contribuir com a amplificação de falas e visões são maneiras de garantir uma sociedade mais justa para todos.

Reunimos neste relatório alguns destaques do que a equipe tem feito e uma linha do tempo com as principais iniciativas realizadas pelos programas do Instituto Alana (Criança e Consumo; Criança e Natureza; Criativos da Escola; Escolas Transformadoras; Espaço Alana; Prioridade Absoluta; Território do Brincar; Videocamp), pelo AlanaLab (Catraquinha; Maria Farinha Filmes) e pelo Alana Foundation (Believe.Earth e pesquisas).

Desejamos uma boa leitura e seguimos juntos nas diferentes frentes pela garantia de uma sociedade equilibrada, plural e democrática.


Montanha

Foguete Destaques & Números

Alana na Imprensa

  1. 2.201 clippings
  2. 208 releases
  3. 227 entrevistas
  4. 48 artigos

Espaço Alana Mais de 6.000 frequentadores; 46 parcerias.

Banda Alana Participação de 50 crianças nas aulas de percussão, canto e musicalização.

Criança e Natureza II Seminário Criança e Natureza sobre o desemparedamento da infância, com 200 participantes.

Território do Brincar Dois novos filmes: Waapa, com mais de 2.300 exibições, e Terreiros do Brincar, com mais de 147 exibições – os dois disponíveis no VIDEOCAMP.

Escolas Transformadoras Reconhecimento de 3 novas escolas, totalizando 18 Escolas Transformadoras; lançamento das publicações: 'Protagonismo - A potência de ação da comunidade escolar' e 'O ser e o agir transformador - para mudar a conversa sobre educação'; 4 debates sobre educação com transmissão ao vivo no Facebook.

Criativos da Escola 1.464 inscritos no Desafio Criativos da Escola, de 436 cidades, 25 estados; 11 projetos premiados.

Videocamp Mais de 8.000 exibições; 114 filmes cadastrados, total de 355 disponíveis; mais de 38.000 usuários.

Criança e Consumo Lançamento de uma publicação, uma pesquisa e uma mobilização com mais de 50 Feiras de Trocas de Brinquedos.

Prioridade Absoluta Conclusão dos seminários sobre Primeira Infância em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo [TJSP] e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal [FMCSV]. Evento em Brasília com mais de 1.000 pessoas.

Maria Farinha Filmes 10 campanhas; 2 longas-metragens; 10 programas de TV; 14 projetos em desenvolvimento; 8 branded contents; 60 conteúdos digitais.

Catraquinha 36.964.814 visualizações de página;
9.317.621 usuários únicos;
1.993 matérias publicadas.

Believe.Earth 63.000 usuários únicos no primeiro ano de atuação; 100 histórias inspiradoras de pessoas transformadoras no portal.

Linha do tempo Linha do tempo

Janeiro

Alana no Conanda

O Alana entrou na lista de representantes das entidades da sociedade civil que farão parte do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente [Conanda] durante 2017-2018.

Ondas

Fevereiro

Ondas

Carna-Autores no Espaço Alana

A 3ª edição do evento contou com um desfile de Carnaval pelas ruas do Jardim Pantanal, zona leste de São Paulo, que homenageou a escritora Cora Coralina.

Março

Videocamp no SXSW: “Airbnb
of Movie Theaters: Free
Anytime, Anywhere"

Cometa

A reforma do ensino médio em
debate

Para promover a reflexão sobre o cenário atual e as políticas públicas de educação para o novo ensino médio, o Escolas Transformadoras reuniu professores da Escola Estadual Alan Pinho Tabosa, no Ceará, e do Instituto Federal de Educação - Campus Jacarezinho, no Paraná.

Diálogos do Brincar: “Cidades,
Criança e Natureza”

A primeira videoconferência de 2017, da série Diálogos do Brincar, trouxe a coordenadora do Criança e Natureza, Laís Fleury. A conversa foi mediada por Renata Meirelles, coordenadora do Território do Brincar.

Lançamento do Edital
Videocamp de Filmes
Transformadores

Durante o Rio Content Market, o Videocamp e a Coca-Cola lançaram um edital de R$ 1 milhão para financiar uma produção audiovisual brasileira que tivesse como tema “Diálogos”

Banda Alana no HeforShe

A Banda Alana realizou uma apresentação no evento organizado pela ONU Mulheres e pelo MAM [Museu de Arte Moderna de São Paulo], que abordou questões sobre o empoderamento feminino na arte.

Arvore

Lançamento da tradução do
Relatório sobre o Impacto do
Marketing na Fruição dos
Direitos Culturais

O programa Criança e Consumo lançou a versão em português do Relatório sobre o Impacto do Marketing na Fruição dos Direitos Culturais, da relatora especial da Organização das Nações Unidas [ONU], Farida Shaheed, que aborda o tema da publicidade dirigida às crianças, especialmente quando realizada dentro das escolas.

Lançamento do livreto Cidades
Mais Ricas em Natureza

O livreto, desenvolvido a partir de uma entrevista com Richard Louv, é uma parceria do Criança e Natureza com o Grupo de Trabalho [GT] Criança e Adolescente da Rede Nossa São Paulo e o Programa Cidades Sustentáveis. O lançamento ocorreu durante a Roda de Conversa com a arquiteta e urbanista Irene Quintáns, que trouxe reflexões sobre como é possível garantir que as crianças tenham o direito de usufruir e se apropriar dos espaços públicos e naturais das cidades.

Flor

Abril

Alana no Consea

O Alana foi selecionado para integrar o grupo de conselheiros entre 2017-2019 do Conselho Nacional de Segurança Alimentar [Consea].

Nova decisão do STJ ratifica
que publicidade dirigida para
criança é ilegal

O Superior Tribunal de Justiça [STJ] ratificou que a publicidade dirigida ao público infantil é abusiva e, portanto, ilegal e manteve a multa de mais de R$ 305 mil aplicada à Sadia pelo Procon-SP, em 2009. A deliberação ocorreu durante o julgamento da campanha “Mascotes Sadia”, promovida nos Jogos Pan-Americanos do Rio de 2007. A ação começou depois de uma representação do Criança e Consumo.

Maio

Base Nacional Curricular em
debate

O Alana foi selecionado para integrar o grupo de conselheiros entre 2017-2019 do Conselho Nacional de Segurança Alimentar [Consea].

Três novas escolas
reconhecidas

O programa Escolas Transformadoras, correalizado pela Ashoka e Alana no Brasil, reconheceu três novas escolas que passaram a integrar a rede de Escolas Transformadoras. Entre elas, estão: Escola Nossa Senhora do Carmo, de Bananeiras (PB); Escola Municipal Professor Waldir Garcia, de Manaus (AM); Associação Pró-Educação Vivendo e Aprendendo, de Brasília (DF).

Nublado

Banda Alana se apresenta na
abertura do Campeonato
Brasileiro de League of
Legends, no Rio de Janeiro

Semana Mundial do Brincar

O Espaço Alana celebrou a 8ª edição da
Semana Mundial do Brincar, uma
iniciativa da Aliança pela Infância, com o
tema “O Brincar que Encanta o Tempo”.

Campanha “Já é consenso!
Criança precisa de proteção”

O Criança e Consumo lançou a campanha pedindo aos deputados que defendessem os direitos das crianças apoiando a exclusão do parágrafo 4º do artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor [CDC], que enfraquecia a proteção da criança frente à publicidade. No dia 24, os deputados da Comissão de Defesa do Consumidor ouviram o pedido da sociedade e retiraram o parágrafo do texto.

Lançamento dos filmes
Terreiros do Brincar e Waapa
na 4ª Ciranda de Filmes, em
São Paulo

Os filmes foram realizados pelo Território do Brincar e produzidos pela Maria Farinha Filmes. Terreiros retrata a diversidade de comunidades tradicionais do Brasil. Já o curta Waapa aborda a infância do povo Yudjá, que vive na aldeia Tuba Tuba, no Parque Indígena do Xingu.

Filme 2 Filme 1
Farol

Diálogos do Brincar: “A Criança
e as Culturas Populares”

A partir da questão “O que é um terreiro?”, o encontro abordou o espaço da criança nas manifestações populares do Brasil.

Junho

Gandhy Piorski lança o livro
Brinquedos do Chão: A
Natureza, o Imaginário e o
Brincar em Belo Horizonte (MG)

Virada Sustentável

O evento contou com o Cine Virada Videocamp, que exibiu os filmes "Criança e Natureza" e "Brincando com a Natureza na Cidade".

Parceria com o Tribunal de
Justiça do Distrito Federal

A Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios [CIJ/TJDFT] assinou termo de parceria com o programa Prioridade Absoluta para promover ações conjuntas para a promoção dos direitos da criança entre 0 e 6 anos de idade, por meio de capacitação da rede de proteção dos direitos infantojuvenis do Distrito Federal.

Coqueiro

Lançamento da publicação
Protagonismo - a potência de
ação da comunidade escolar

Construir um entendimento sobre a importância do protagonismo infantojuvenil na educação para que essa seja uma das principais ferramentas de resolução de problemas e intervenção no mundo é o que fundamentou a publicação digital Protagonismo – a potência de ação da comunidade escolar, organizada pelo programa Escolas Transformadoras.

II Seminário Criança e Natureza

Por que as crianças passam a maior parte do tempo em lugares fechados se elas têm verdadeira paixão pela natureza? Esse foi o mote do II Seminário Criança e Natureza, do Criança e Natureza, que aconteceu no Rio de Janeiro e contou com a parceria do Parque Nacional da Tijuca.

Agua viva

Festa ao Boi Pantaneiro

Para comemorar o Dia Nacional do Bumba Meu Boi, celebrado em 30 de junho, a Biblioteca Espaço Alana organizou no Jardim Pantanal, zona leste de São Paulo, a Festa ao Boi Pantaneiro, inspirada na obra de Luís da Câmara Cascudo, importante folclorista brasileiro. A celebração contou com um cortejo pelas ruas do bairro.

Julho

Jardins da Infância em Brasília

O Prioridade Absoluta organizou com diversos parceiros dois dias de encontro em Brasília com exibições de filmes, conversas e atividades para refletir sobre a infância brasileira.

Foto julho

Agosto

Diversidade sexual e de gênero nas escolas em debate

O programa Escolas Transformadoras organizou a conversa, que foi transmitida online e abordou a diversidade nas escolas e como os estudantes têm se organizado e protagonizado as movimentações pelos direitos LGBT.

Lançamento do filme Nunca me
Sonharam

Apresentado pelo Instituto Unibanco e produzido pela Maria Farinha Filmes, o filme dirigido por Cacau Rhoden traz, na voz de estudantes, gestores, professores e especialistas, os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do ensino médio nas escolas públicas do Brasil.

Filme 3
Lua

Produtora Studio Riff é
selecionada no Edital
VIDEOCAMP de Filmes
Transformadores

Filme “Eleições”, que retrata o processo eleitoral para a eleição de uma chapa para o grêmio em uma escola pública de São Paulo começa a ser produzido.

16º Fórum Nacional dos
Dirigentes Municipais de
Educação da Undime

O evento reuniu 1.200 gestores municipais de educação em Fortaleza e o Alana participou de uma mesa com o Criativos da Escola.

Encontro Criança e Natureza
em Goiás

O encontro regional ocorreu em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás [Seduce]

Diálogos do Brincar: “O Direito
ao Brincar”

O brincar é um assunto tão importante que é um direito da criança previsto no artigo 31 da Convenção sobre os Direitos da Criança e no artigo 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente [ECA]. Para discutir o tema, o Território do Brincar convidou Guilherme Perisse, advogado do programa Prioridade Absoluta.

Fogos

Lançamento da pesquisa Os
Impactos da Proibição da
Publicidade Dirigida às Crianças
no Brasil

O Criança e Consumo lançou no Insper, em São Paulo, a pesquisa elaborada pela The Economist Intelligence Unit [EIU]. Segundo o estudo, a proibição da publicidade infantil trará resultados econômicos positivos de R$ 76 bilhões.

Setembro

Lançamento da publicação O Ser
e o Agir Transformador – para
mudar a conversa sobre
educação

A publicação busca denunciar a realidade e anunciar novos horizontes com histórias que ganharam vida na voz de estudantes, educadores, famílias, lideranças comunitárias, pensadores e profissionais da educação. A publicação é uma realização do programa Escolas Transformadoras Brasil.

O ser
Missão

Missão Técnica em Freiburg

O Criança e Natureza embarcou para Freiburg, na Alemanha, com uma delegação de 17 brasileiros comprometidos com os temas criança, natureza e cidades para descobrir o que faz da cidade amigável às crianças.

Virada Comunicação

O Alana, junto com a Fundação Tide Setubal e Ford Foundation, apoiou a Virada Comunicação, realizada pela Rede de Jornalistas das Periferias. Voltado a estudantes, profissionais da comunicação, ativistas, movimentos sociais e moradores das periferias da Grande São Paulo, o encontro debateu a cobertura da mídia sobre temas cotidianos de quem vive nas quebradas.

Casa montanha

Lançamento do Believe.Earth no Rock in Rio

O Believe.Earth nasceu da necessidade de resgatar a crença das pessoas em um futuro melhor. O movimento global foi lançado na abertura do Rock in Rio 2017 pela modelo Gisele Bündchen, ativista de causas socioambientais.

Kiran Bir Sethi realiza palestra magna no Educação 360

A idealizadora do movimento global Design for Change, iniciativa que no Brasil ganhou o nome de Criativos da Escola e é realizada pelo Alana, participou do evento que apresenta estudos de casos inovadores e bem-sucedidos na educação.

Cachoeira

3ª edição do Bike Alana

Com o intuito de estimular o uso da bicicleta, o Espaço Alana realizou a 3ª edição do Bike Alana em parceria com H-Bike, Instituto Aromeiazero, Pedal Urbano, Portal Wheeling e bicicletarias do Jardim Pantanal (Bike Nicky, Lemes e Irmãos Almeida).

Outubro

Parceria com o ZL Vórtice

Espaço Alana, Fundação Tide Setubal, Viveiro Escola, CDHU [Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano] e associações de bairro participaram de encontros em parceria com o ZL Vórtice, projeto que tem como objetivo oferecer oficinas artísticas e tecnológicas na busca por melhorias de infraestrutura para as comunidades situadas na Várzea do Tietê.

Piripkura

Piripkura recebe o prêmio de
Melhor Documentário no
Festival Rio 2017

O longa, produzido pela Maria Farinha Filmes, Grifa Filmes e Zeza Filmes, conta a história de Jair Candor, funcionário da Funai [Fundação Nacional do Índio), e de dois índios nômades do povo Piripkura, conhecido como o “povo borboleta”.

Diálogos do Brincar: “O Brincar
e o Território Urbano”

A arquiteta e urbanista Beatriz Goulart levou ao encontro questões sobre como as cidades estão estruturadas para recepcionar as crianças e de que forma os espaços públicos poderão se tornar locais de convivência e acolhimento à infância.

Megafone

Curso de formação
“Mobilizadores de Grupos
Natureza em Família”

Foram realizadas duas edições do curso: uma no Parque Municipal Marapendi (RJ), em parceria com o Movimento BrincaCidade, e outra na UMAPAZ (SP), em parceria com o Movimento Boa Praça.

3ª edição do Desafio Criativos
da Escola recebe 1.490
inscrições de todas as regiões
do Brasil

Trocas

Mobilização Feiras de Trocas de
Brinquedos

O Criança e Consumo organizou uma mobilização para incentivar pessoas e instituições a organizar Feiras de Trocas de Brinquedos. O programa realizou sua própria Feira no dia 12 no Museu da Casa Brasileira [MCB], em São Paulo.

Maria Farinha Filmes lança o
documentário Repense o Elogio

A produção refletiu sobre o poder das palavras e da cultura e sobre até que ponto elogios dirigidos de uma forma diferente para meninas e meninos podem aprisionar o verdadeiro ser e acentuar a cultura machista. O documentário foi dirigido por Estela Renner, roteirista e cofundadora da Maria Farinha Filmes, e produzido em parceria com a Avon.

Estrelas
Arco iris

Conexão Infância reúne influenciadores digitais para refletir sobre consumismo

Experiência, oportunidade, informação, rede e mobilização foram alguns dos temas debatidos por influenciadores digitais de diferentes cidades do Brasil no Conexão Infância, evento organizado pelo Criança e Consumo e pelo Movimento Infância Livre de Consumismo [Milc].

Microchips em uniformes
escolares, não!

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou um projeto que permitia a implementação de microchips em uniformes escolares para a identificação de alunos. O Prioridade Absoluta entendeu que o projeto configurava ameaça ao direito das crianças à privacidade e enviou uma manifestação pedindo para que o projeto de lei fosse vetado. Em novembro o prefeito vetou o PL.

cCoqueiro

Novembro

Mais de 50 filmes do
VIDEOCAMP são exibidos na
Virada Varginha (MG)

Nunca me Sonharam ganha
prêmio de Melhor Documentário
na 10ª edição do Los Angeles
Brazilian Film Festival

Planta vermelha

Lançamento da série Política:
Modo de Usar

A série, coproduzida pela Maria Farinha Filmes, é parte do trabalho do Instituto Update, organização brasileira que estuda e fomenta práticas políticas emergentes na América Latina. A produção, exibida na GloboNews, mostra como cidadãos estão se tornando agentes de mudanças inspiradoras em seus países.

Criativos no Be The Change
Conference, na Espanha

De Mulungu (CE), os estudantes Pedro de Lima e Erikson Oliveira e a professora Déborah Freire representaram o projeto Tenda Móvel, premiado no Desafio Criativos da Escola 2016, no Be The Change Conference [BTC]. O evento, organizado pelo Design for Change, reuniu educadores e estudantes de 33 países de todos os continentes.

Lançamento do projeto
EcoAtivos

O EcoAtivos nasceu da participação do Alana, por meio do programa Criança e Consumo, no edital do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente [PNUMA] ligado ao Programa de Estilos de Vida e Educação Sustentáveis, aprovado em 2016. Ele vai levar formações presenciais e online para professores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas de diferentes regiões do país para ampliar a consciência e o conhecimento da comunidade escolar sobre hábitos e atitudes sustentáveis.

Desafios Contemporâneos: O
Potencial da Empatia

O evento, realizado no Museu de Arte Moderna de São Paulo [MAM-SP], foi organizado pelo Intermuseus, com patrocínio da GNT e parceria do British Council e do Instituto Alana.

Piripkura vence o prêmio de
Direitos Humanos no
International Documentary Film
Festival Amsterdam [IDFA]

Edital de Boas Práticas do
Sistema de Garantia de Direitos
da Criança e do Adolescente

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo [TJSP], por meio de sua Coordenadoria da Infância e da Juventude, em parceria com o programa Prioridade Absoluta e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal [FMCSV] anunciaram os cinco projetos vencedores do edital voltado para a Primeira Infância.

Casa vermelha

Produção Cultural e Conquistas
no Espaço Alana

O evento contou com roda de conversa, intervenção poética e oficinas e foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania do município de São Paulo, Sarau Pretas Peri e projeto Ashanti.

Videocamp participa do 25º
Festival Mix Brasil de Cultura da
Diversidade

Dezembro

Cerimônia de premiação do
Desafio Criativos da Escola
no Rio

A brincadeira, a criatividade, a potência, a emoção e o afeto marcaram a premiação do Desafio Criativos da Escola 2017. Alunos e professores das 11 iniciativas selecionadas se juntaram para criar um videoclipe e um jogo cooperativo que culminou em uma cerimônia no auditório do Museu do Amanhã.

Diálogos do Brincar: “O Brincar e a Saúde Integral Infantil”

A 14ª edição da série contou com a participação do pediatra Ricardo Ghelman, especialista em medicina antroposófica e vice-presidente do Comitê de Genética da Associação de Pediatria de São Paulo.

Planta dezembro

Retorno às comunidades do Território do Brincar

A equipe retornou às comunidades onde foram registradas as cenas do longa-metragem Território do Brincar e gravou imagens dos reencontros com adultos e crianças que participaram do filme.

Balanço Financeiro 2017 Instituto Alana Balanço Financeiro 2017
Instituto Alana

Instituto
Alana

  1. Presidente Ana Lucia Villela
  2. VICE-PRESIDENTES Alfredo Villela Filho Marcos Nisti
  3. CEO Marcos Nisti
  4. DIRETORAS Carolina Pasquali Flavia Doria Isabella Henriques Laís Fleury Lilian Okada
  5. TESOUREIRO Daniel Vieira da Costa
  6. CONSELHO CONSULTIVO Carlos Alberto Libânio Christo (Frei Betto) Claudia Leme Ferreira Davis

Relatório
Alana 2017

  1. EDIÇÃO EXECUTIVA Carolina Pasquali
  2. EDIÇÃO DE TEXTO Laura Leal
  3. REVISÃO DE TEXTOS Patrícia Calazans
  4. EDIÇÃO DE ARTE Luiza Esteves
  5. PROJETO GRÁFICO Estúdio Rebimboca
  6. DESENVOLVIMENTO ID STUDIO - Inteligência Digital
  7. PRODUÇÃO Heloisa Fantini
escorregador