Maria Farinha Filmes

A Maria Farinha Filmes é uma produtora audiovisual que acredita no poder transformador de uma história bem contada. A parceria com o Alana rendeu documentários que já foram vistos mais de 10 milhões de vezes – entre eles o “Criança, a alma do negócio”, “Muito Além do Peso” e “Tarja Branca”.

Em 2013, a Maria Farinha foi a primeira produtora da América Latina a receber o selo internacional B!Corp, que tem o objetivo de certificar empresas que usam o poder dos negócios para criar soluções para problemas sociais e ambientais no mundo.

A Maria Farinha faz parte do escopo do Alanapar.

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Prioridade Absoluta

O Prioridade Absoluta é um programa do Instituto Alana criado com a missão de dar efetividade e visibilidade ao Artigo 227 da Constituição Federal do Brasil, que estabelece os direitos e o melhor interesse de crianças e adolescentes como absoluta prioridade das famílias, da sociedade e do Estado. Por meio de suas atividades, busca informar, sensibilizar e mobilizar pessoas, famílias, organizações, empresas e o poder público para que assumam, de forma compartilhada, este dever constitucional, um verdadeiro projeto de sociedade e país.

O programa também desenvolve ações junto a instituições dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com o objetivo de exigir a garantia com absoluta prioridade aos direitos de crianças e adolescentes em cenários de violação e na promoção de políticas públicas sociais e orçamentárias. Para tanto, desenvolve ações de advocacy nos eixos de Acesso à Justiça, Justiça Socioambiental e Climática, Mídia e Informação, e Orçamento Público; além de ações voltadas para visibilidade dos direitos de crianças e adolescentes em temas de urgência no cenário nacional, área a que chamamos Agenda 227.

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Criança e Consumo

O objetivo do programa Criança e Consumo é divulgar e debater ideias sobre as questões relacionadas à publicidade dirigida às crianças, assim como apontar caminhos para minimizar e prevenir os prejuízos decorrentes dessa comunicação mercadológica.

Criado em 2006, o programa é multidisciplinar e atua em diferentes esferas para promover o tema e fomentar o diálogo. Recebe denúncias de publicidade abusiva dirigida às crianças e atua por meio de ações jurídicas, pesquisa, educação e advocacy, influenciando a formulação de políticas públicas e o amplo debate na sociedade civil.

A Feira de Trocas de Brinquedos é uma ação de mobilização que faz parte do escopo de trabalho do Criança e Consumo. O objetivo é gerar reflexão sobre o consumismo e possibilitar que a criança dê um novo significado para os seus próprios brinquedos. Lançado em 2012, o site da Feira de Trocas fomenta e contribui, com material de apoio, para a realização de feiras de maneira autônoma, em todo o Brasil. No primeiro ano, foram organizadas 51 feiras. Em 2015, foram mais de 60 feiras, entre elas uma em Londres (Inglaterra).

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