Instituto Alana | Alanapar | Alana Foundation

Apoiado nos pilares “advocacy – comunicação – educação – inovação“, o Instituto Alana reúne projetos cujo principal objetivo é mobilizar a sociedade para os temas da infância. O Instituto, que nasceu há 20 anos atuando no Jardim Pantanal, uma comunidade vulnerável do extremo leste da cidade de São Paulo, ampliou seu escopo de trabalho na última década.

Com a missão de “honrar a criança“, atua em atividades e projetos em prol do desenvolvimento das capacidades plenas e da defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, como pode ser conferido aqui

Presidente: Ana Lucia de Mattos Barretto Villela
Vice-Presidente: Alfredo Egydio Arruda Villela Filho e Marcos Nisti
CEO: Marcos Nisti
Tesoureiro: Daniel Vieira da Costa
Diretoras: Ana Claudia Arruda Leite (Educação), Carolina Pasquali (Comunicação), Flavia Doria (Inovação), Isabella Henriques (Advocacy) e Lilian Okada (Administrativo)

Conselho Consultivo

A principal tarefa do Conselho Consultivo é opinar sobre a missão, visão e diretrizes do Instituto, propondo novas ações para a equipe. Com isso, o Conselho auxilia o Instituto a seguir uma linha mestra para suas atividades de acordo com o disposto em seu Estatuto Social (versão em inglês). Integram este grupo:

Carlos Alberto Libânio Christo (Frei Betto)
Claudia Leme Ferreira Davis
Jordana Berg
Maria Lúcia Zoega de Souza
Paulo Velasco

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal tem como atribuições acompanhar, examinar e fiscalizar as operações financeiras e patrimoniais do Instituto. São conselheiros fiscais do Instituto:

Eduardo Marchetti Rios
Henri Penchas
Richard Lyon Thorp Bilton

Relatórios anuais – 2012 | 2013 | 2014 (português) 2014 (inglês)

Pareceres da Auditoria – 2012 | 2013

Instituto Alana | Alanapar | Alana Foundation

O Alanapar é o braço de participações do Alana no mercado de negócios sociais. Por meio de novos empreendimentos e parcerias com empresas e fundos, o Alanapar tem como compromisso criar impacto positivo de forma economicamente viável.

Lançado em 2014, sua principal missão é ter impacto social e ampliar seu alcance, buscando também o lucro que sustentará a continuidade e melhoria de suas ações e financiará o investimento em novos negócios sociais. O Alanapar cumpre sua missão por meio de investimentos potencializadores e apoio à gestão.

Nossos 4 mandamentos:
  1. Negócios sociais são aqueles que surgem da demanda da sociedade em solucionar um problema social ou ambiental;
  2. Nossos negócios sociais devem obrigatoriamente gerar impacto positivo na vida das pessoas, para além da geração de emprego e renda;
  3. Nossos negócios devem ser economicamente viáveis e gerar lucro, que será usado para reinvestir em atuais ou novos empreendimentos;
  4. Nossos negócios não poderão incentivar o consumo não refletido, não consciente, irresponsável ou por impulso – principalmente em crianças.

Instituto Alana | Alanapar | Alana Foundation

Criada em 2012 e totalmente filantrópica, a Alana Foundation é baseada nos Estados Unidos. Atualmente apoia a seguinte pesquisa:

  • Pesquisa com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Case Western University sobre Alzheimer e síndrome de Down. Estão previstos seis anos de estudo para ampliar as chances do desenvolvimento de novas terapias para pessoas com síndrome de Down. A parceria combina a investigação liderada pelo professor Li-Huei Tsai, diretor do Instituto de Aprendizado e Memória do MIT, para entender o envelhecimento do cérebro e a experiência do médico e pesquisador brasileiro Alberto Costa, professor-doutor da divisão de neurologia e desenvolvimento do departamento de pediatria da Case Western Reserve University, com pesquisas sobre a qualidade de vida de pessoas com síndrome de Down.