Instituto Alana | Alanapar | Alana Foundation

Apoiado no tripé “inovação – comunicação – advocacy“, o Instituto Alana reúne projetos cujo principal objetivo é mobilizar a sociedade para os temas da infância. O Instituto, que nasceu há 20 anos atuando no Jardim Pantanal, uma comunidade vulnerável do extremo leste da cidade de São Paulo, ampliou seu escopo de trabalho e hoje tem sete projetos próprios e quatro realizados com parceiros.

Diretoria

Presidente: Ana Lucia de Mattos Barretto Villela
Vice-Presidente: Alfredo Egydio Arruda Villela Filho
Vice-Presidente: Marcos Nisti
Tesoureiro: Daniel Vieira da Costa

Conselho Consultivo

A principal tarefa do Conselho Consultivo é opinar sobre a missão, visão e diretrizes do Instituto, propondo novas ações para a equipe. Com isso, o Conselho auxilia o Instituto a seguir uma linha mestra para suas atividades de acordo com o disposto em seu Estatuto Social. Integram este grupo:

Carlos Alberto Libânio Christo (Frei Betto)
Claudia Leme Ferreira Davis
Jordana Berg
Maria Lúcia Zoega de Souza
Paulo Velasco

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal tem como atribuições acompanhar, examinar e fiscalizar as operações financeiras e patrimoniais do Instituto. São conselheiros fiscais do Instituto:

Eduardo Marchetti Rios
Henri Penchas
Richard Lyon Thorp Bilton

Relatórios anuais – 2012 | 2013

Instituto Alana | Alanapar | Alana Foundation

O Alanapar é o braço de participações do Alana no mercado de negócios sociais. Por meio de novos empreendimentos e parcerias com empresas e fundos, o Alanapar têm como compromisso criar impacto positivo de forma economicamente viável.

Lançado em 2014, sua principal missão é ter impacto social e ampliar seu alcance, buscando também o lucro que sustentará a continuidade e melhoria de suas ações e financiará o investimento em novos negócios sociais. O Alanapar cumpre sua missão por meio de investimentos potencializadores e apoio à gestão.

Nossos 4 mandamentos:
  1. Negócios sociais são aqueles que surgem da demanda da sociedade em solucionar um problema social ou ambiental;
  2. Nossos negócios sociais devem obrigatoriamente gerar impacto positivo na vida das pessoas, para além da geração de emprego e renda;
  3. Nossos negócios devem ser economicamente viáveis e gerar lucro, que será usado para reinvestir em atuais ou novos empreendimentos;
  4. Nossos negócios não poderão incentivar o consumo não refletido, não consciente, irresponsável ou por impulso – principalmente em crianças.

Instituto Alana | Alanapar | Alana Foundation

Criada em 2012 e totalmente filantrópica, a Alana Foundation é baseada nos Estados Unidos. Atualmente, três pesquisas são apoiadas pela fundação. São elas:

  • Pesquisa liderada pelo médico e pesquisador brasileiro Alberto Costa, professor-doutor da divisão de neurologia e desenvolvimento do departamento de pediatria da Case Western Reserve University, em Cleveland, nos Estados Unidos. Estuda o uso de medicamentos para a melhoria cognitiva em pessoas com Síndrome de Down.
  • Pesquisa sobre novas formas de energia ainda não exploradas comercialmente, conduzidas pelo físico Nassim Haramein no The Resonance Project, baseado no Havaí.
  • Pesquisa sobre mídia e consumo e o impacto do consumismo na vida das crianças, em parceria com a Campaign for a Commercial-Free Childhood, uma organização sem fins lucrativos dirigida pela psicóloga norte-americana Susan Linn.