Ilustração com diversas formas geométricas coloridas. Texto na imagem: Virada Sustentável São Paulo 2014

Instituto Alana participa da Virada Sustentável 2014

FacebookTwitter

Evento que acontecerá de 27 a 31 de agosto com programação gratuita e diversificada contará com Feira de Trocas de Brinquedos, exposição do Território do Brincar, bate-papo sobre consumo e negócios sociais, apresentação da Banda Alana e Cia. Brasilidança e exibição do filme Tarja Branca.

A quarta edição da Virada Sustentável, que começa no dia 27 de agosto, conta com a presença de empresas, escolas e universidades, ONGs, órgãos públicos, coletivos de cultura, para participar de quatro dias de imersão em temas como biodiversidade, cidadania, resíduos, mobilidade urbana, água, direito à cidade, mudanças climáticas, consumo consciente e economia verde. O evento acontece em diversos pontos de São Paulo. A programação do Instituto Alana estará concentrada quase toda na Praça Victor Civita, com entrada aberta e gratuita.

Para o Alana, ser parceiro da Virada Sustentável é fundamental para fortalecer a ideia de uma outra cidade possível. “Ocupar os espaços públicos, parques e praças com uma programação tão bacana reafirma a necessidade de pensarmos sustentabilidade de um jeito mais amplo”, afirma Carolina Pasquali, coordenadora de comunicação e mobilização do Alana.

A Exposição Território do Brincar, que apresenta brinquedos e brincadeiras de crianças brasileiras, terá sua abertura dentro da Virada Sustentável, no dia 27/08, às 18h, no Espaço Expositivo Permanente da Praça Victor Civita. Ela poderá ser visitada do dia 28 ao dia 31 de agosto, das 9h às 19h.

Na sexta-feira, 29 de agosto, às 14h, o GIFE organizará uma roda de conversa no Itaú Cultural sobre como soluções inovadoras e negócios sociais estão transformando as cidades. A apresentação será feita pela Mariana Moraes (GIFE), a contextualização por Maure Pessanha (Artemisia) e Ricardo Mastroti (Yunus Social Business), experiências por QEdu (Fundação Lemann) e (Vivenda) e comentários por Marcos Nisti (Instituto Alana/Maria Farinha).

No mesmo dia, o Instituto Akatu realizará a roda de conversa “Sonho e prática: como educar para estilos mais sustentáveis de vida?”, na Escola São Paulo, das 15h às 17h. Participarão da roda Silvia Sá (Instituto Akatu), Kelly Marchi (Fundação SOS Mata Atlântica) e Ana Claudia Leite (Instituto Alana).

No sábado, 30 de agosto, acontece no Deck de Madeira da Praça Victor Civita, das 10h às 13h a Feira de Troca de Brinquedos. Às 12h a Banda Alana se apresentará e, às 15h, será a vez da da Cia. Brasilidança. Já no fim da tarde, ainda no dia 30, às 18h30, acontece o Cine na Praça, no Palco. Será exibido o documentário Tarja Branca seguido de bate-papo com o diretor Cacau Rhoden.

Ainda durante a Virada Sustentável, o Instituto Alana participará da iniciativa Causa+Arte, que contempla um circuito de instalações criadas por artistas e coletivos, com a proposta de traduzir, por meio da arte, os conceitos e a missão de algumas organizações. O artista responsável por representar os conceitos do Alana será Binho Ribeiro, um dos pioneiros do street art no Brasil. As instalações serão expostas no Parque Ibirapuera.

Serviço

De 28/08 a 31/08, das 9h às 19h
Exposição Território do Brincar
Praça Victor Civita

Dia 29/08 (sexta-feira), às 14h
Roda de conversa: Como soluções inovadoras e negócios sociais estão transformando as cidades.
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – Bela Vista

Dia 29/08 (sexta-feira), das 15h às 17h
Roda de Conversa: Sonho e prática: como educar para estilos mais sustentáveis de vida?
Auditório da Escola São Paulo
R. Augusta, 2239 – Cerqueira César

Dia 30/08 (sábado), a partir das 10h
Praça Victor Civita
Feira de Trocas de Brinquedos, das 10h às 13h
Apresentação Banda Alana, às 12h
Apresentação Cia Brasilidança, às 15h
Exibição de Tarja Branca seguida de bate papo com o diretor, às 18h30